Como chegar aqui:

Mestrado e Doutorado em Ciência do Solo




Sistema de ingresso

O sistema de admissão dos alunos no Curso de Mestrado e Doutorado em Ciência do Solo é anual, com início das atividades no primeiro semestre de cada ano. Excepcionalmente, a critério do Colegiado do Curso, poderão ser abertos editais de seleção para início das atividades no segundo semestre do ano.

O número de vagas para ingresso é definido previamente pela Coordenação do Curso, levando em conta a disponibilidade de orientadores, condições de infra-estrutura, número de bolsas disponíveis e outros aspectos conjunturais relevantes.

O prazo máximo de conclusão do Curso de Mestrado e Doutorado em Ciência do Solo obedece ao previsto na legislação pertinente da UDESC, conforme resolução nº 013/2014 – CONSEPE, sendo de 24 meses para o Mestrado e 48 meses para o Doutorado, com possibilidade de prorrogação por mais 6 (seis) meses, em casos excepcionais, julgados pelo Colegiado do Programa.

Os critérios de seleção são:

- Desempenho em prova escrita;

- Análise do perfil acadêmico do candidato, avaliado através de Currículo Lattes, Desempenho escolar e Cartas de apresentação

- Compatibilidade entre a formação do candidato, o tema que pretende desenvolver e as linhas de pesquisa do curso e do orientador pretendido;

- Disponibilidade de professor orientador na área de concentração pretendida;

- Manifestação de disposição em orientar o candidato por parte de um dos professores orientadores do Programa.

As especificidades sobre os critérios de inscrição, seleção e matrícula são apresentados sempre na forma de Editais, publicados em nossa página virtual e na página da UDESC/CAV.

Bolsas de estudo

Os cursos de Doutorado e Mestrado em Ciência do Solo possuem bolsas de diversas instituições de fomento à pós-graduação, como CAPESCNPq FAPESC, além de bolsas doPrograma de Monitoria da Pós-Graduação (PROMOP) instituído pela UDESC e da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SED/SC) Bolsa FUMDES..

A seleção dos estudantes contemplados com bolsa é realizada por meio de Edital de Seleção de Bolsistas, onde são definidos os critérios de Inscrição, seleção e o número de bolsas disponível. Entre os critérios de seleção e manutenção de bolsa, destacam-se o currículo Lattes e desempenho acadêmico, sendo exigida a média superior ou igual a B nas disciplinas cursadas.


No primeiro semestre de 2014, o Curso teve a seguinte disponibilidade de Bolsas:

DOUTORADO

- 18 bolsas CAPES

- 04 bolsas PROMOP/UDESC

- 12 bolsas CAPES/FAPESC

- 01 bolsa FUMDES-SED/SC

MESTRADO

- 19 bolsas CAPES

- 04 bolsas PROMOP/UDESC

- 02 bolsas CNPq

 
Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV / Av. Luiz de Camões, 2090 - Conta Dinheiro - Lages - SC
CEP: 88.520-000 / Telefone: (49) 3289-9100