Como chegar aqui:

Mestrado em Ciências Ambientais

Linhas de Pesquisa




ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Tecnologia e Gestão Ambiental

A Área de Concentração em Tecnologia e Gestão Ambiental proposta resultou da premente necessidade de estabelecer novas formas de relacionamento entre desenvolvimento e preservação de recursos naturais, a partir da inter-relação entre tecnologias e modelos de desenvolvimento, com enfoque de uma abordagem interdisciplinar. Busca analisar e compreender as inter-relações intrínsecas aos sistemas ambientais, de modo a apontar soluções que maximizem o desenvolvimento e minimizem os danos ao meio ambiente Para atender este escopo de estudos, o Curso congrega duas linhas de pesquisa intimamente relacionadas entre si, na medida em que os estudos buscam como resultados a obtenção de modelos e o desenvolvimento de novas tecnologias e que, associadas às diferentes formas de monitoramento e controle ambiental resultam em informações que auxiliem na gestão ambiental.


Linha 1:    Tecnologia e Modelagem Ambiental

Contempla estudos para o desenvolvimento de tecnologias para a redução, reutilização e tratamento de resíduos sólidos, gases, água e efluentes industriais, urbanos e da produção agropecuária. Estudos para o desenvolvimento de projetos ambientais, contemplando a inserção de novas tecnologias e energias limpas (eólica, solar, energia de marés, e gases como metano). Desenvolvimento de modelos aplicados a sistemas ambientais em diferentes áreas de aplicação, tais como modelos descrevendo fluxos hídricos, processos erosivos e processos em bacias hidrográficas, de modo a subsidiar a gestão territorial e de recursos hídricos. Estudos de simulação populacional em sistemas ambientais. Estudos diagnósticos e prospectivos para a gestão do meio ambiente de forma sustentável.


Linha 2:   Gestão, Monitoramento e Controle Ambiental

Abrange estudos para avaliar os efeitos da poluição ambiental decorrentes de atividades econômico-produtivas: caracterização, toxicologia, monitoramento, controle e avaliação de impactos ambientais. Estudos relacionados à busca e desenvolvimento de soluções para o controle da poluição ambiental, considerando a gestão dos processos e produtos, nas esferas pública e privada. Estudos aplicados a sistemas produtivos, relacionados a aspectos econômicos, passivos ambientais, legislação, assessoria e auditoria ambiental, com vistas à tomada de decisão e à gestão ambiental.

 
Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV / Av. Luiz de Camões, 2090 - Conta Dinheiro - Lages - SC
CEP: 88.520-000 / Telefone: (49) 3289-9100