Como chegar aqui:

Programa Amigo do Carroceiro

Quem Somos


O Projeto de Extensão "Amigo do Carroceiro" foi implantado em 2002, sendo desenvolvido no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em Lages-SC. A partir da inciativa do seu coordenador, Prof. Dr. Joandes Henrique Fonteque, o projeto foi convertido no início do ano de 2010 em Programa de Extensão "Amigo do Carroceiro".

O Programa é realizado no Hospital de Clínica Veterinária (HCV) do CAV pelos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária e nos ambulatórios de odontologia da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

Conta com o apoio financeiro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e da Prefeitura Municipal de Lages, com a parceria da Unimed-Lages e com o apoio do Curso de Odontologia da Uniplac e do Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional (Senac). Possui atualmente três Projetos de Extensão vinculados: Projeto de Extensão Medicina Equina, Projeto de Extensão Medicina Preventiva e Projeto de Extensão Carroceiro Cidadão.

No Programa são prestados atendimentos clínicos aos equinos de tração dos carroceiros da cidade de Lages, assim como o acompanhamento médico preventivo e odontológico destas famílias. O Programa é realizado todos os sábados pela manhã, das 7:30 às 13:00, no Hospital de Clinica Veterinária (HCV).
 

História do Programa



Inicialmente, o projeto idealizado pelo professor Aloísio Marcondes César era para o desenvolvimento de projetos de pesquisa envolvendo os equinos utilizados para tração pelos carroceiros da cidade de Lages-SC.

Porém, observando que se tratava de uma população desfavorecida, com muitos casos de maus tratos e doenças severas que acometiam estes animais, foi idealizado no ano de 2002 o Projeto de Extensão “Amigo do Carroceiro”. No inicio do Projeto havia somente 20 carroceiros cadastrados, hoje existem mais de 440.

O Projeto foi convertido no ano de 2010 em Programa de Extensão “Amigo do Carroceiro” contando com três Projetos vinculados: Projeto de Extensão Medicina Equina, Projeto de Extensão Medicina Preventiva e Projeto.
 

Objetivos


O Programa tem o objetivo de proporcionar melhores condições de vida, de trabalho e fornecer conhecimento cultural aos carroceiros, favorecer o associativismo, bem como proporcionar o “bem estar animal” aos equinos utilizados na tração animal.

Busca melhorar a renda familiar, fornecer noções de cidadania e cuidados ambientais aos carroceiros. Oferece aos acadêmicos a oportunidade de aperfeiçoar o aprendizado e a aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso de graduação na prática do manejo, semiologia e da clinica de equinos.

Os equinos atendidos são submetidos a exames clínicos, controle parasitológico, exames complementares, casqueamento e ferrageamento corretivos. Nos atendimentos são distribuídos ração e sal mineral. São apresentadas palestras pelos acadêmicos prestando informações básicas a respeito dos cuidados, do manejo e alimentação destes animais, visando evitar casos de doenças e maus tratos, que possam gerar incapacidade dos animais para o trabalho.

Os acadêmicos realizam palestras abordando casos clínicos mais comuns observados durante os atendimentos favorecendo o conhecimento e raciocínio clínico. Paralelamente, é oferecido um programa de educação, recreação, noções básicas de higiene, medicina preventiva para as crianças e aos adultos, e ainda, atividades educativas sobre trânsito e cuidados ambientais a fim de torná-los cidadãos e agentes ambientais.


 

 
Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV / Av. Luiz de Camões, 2090 - Conta Dinheiro - Lages - SC
CEP: 88.520-000 / Telefone: (49) 3289-9100